Veja tambem

Notícias

Minas e Energia divulga calendário de leilões até 2021

Publicado

O Ministério de Minas e Energia divulgou na semana passada a agenda dos leilões de energia elétrica até 2021. Este ano estão previstos dois leilões para contratar energia de novos projetos de geração.A medida busca explicitar para os investidores os rumos que o governo pretende seguir no setor. A edição do Diário Oficial da quarta-feira (06) anunciou para 27 de junho o chamado leilão A-4, que contratará novas usinas para operação a partir de 2023. O leilão A-6, para energia a ser fornecida a partir de 2025, será em 26 de setembro.

Para este ano ainda estão na agenda dois leilões,em 6 de dezembro,para contratar energia de projetos de geração já em funcionamento, os chamados A-1 e A-2. Para 2020, o governo agendou para 23 de abril um leilão A-4; e,para 24 de setembro,um A-6; além de leilões de energia existente A-1 e A-2, em 4 de dezembro.

Para 2021 o ministério programou um leilão A-4 para o dia 29 de abril;um certame A-6 em 30 de setembro;e licitações de energia existente A-1 e A-2 em 3 de dezembro.Os leilões para contratar energia existente se destinam a oferecer oportunidade às distribuidoras de comprar junto a geradores ou comercializadoras energia para atender a seus clientes no curto prazo.

Nos leilões de energia nova, investidores podem inscrever projetos próprios de geração ou disputar a concessão para a construção de empreendimentos hidrelétricos de grande porte. Os vencedores assinam contratos de longo prazo para a venda da produção futura às distribuidoras de energia.

Compartilhe
Continue Reading

Copyright © 2018 Arko Advice Pesquisa LTDA | Arko News